50 anos de Stonewall é tema de evento promovido pela OAB/RO

Página Inicial / 50 anos de Stonewall é tema de evento promovido pela OAB/RO

Ouça a versão em áudio

Na noite desta segunda-feira (24), ocorreu o ciclo de debates “50 anos de Stonewall: conquistas e desafios da comunidade LGBTI” na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), em Porto Velho. O evento foi coordenado pela Comissão da Diversidade Sexual da OAB/RO.

Durante o ciclo de palestras, foram debatidos sobre a criminalização da LGBTfobia; a Lei Maria da Penha, que abrange mulheres transexuais; casamento e união homoafetiva e desafios que a comunidade LGBTI ainda tem para combater o preconceito.

O presidente da OAB/RO, Elton Assis, lembra que a Ordem é defensora da Constituição Federal, que prevê no Art. 3º que um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil é promover o bem de todos, sem preconceitos ou qualquer forma de discriminação.

“É uma satisfação estar em eventos desta natureza, que buscam o exercício pleno da cidadania, especialmente no momento em que vivemos. Todos os dias vemos casos de pessoas assassinadas devido a sua orientação sexual e isto é inadmissível”, completa Elton Assis.

A revolta de Stonewall ocorreu em um bar gay, chamado Stonewall Inn, na cidade de Nova York, na madrugada do dia 28 de junho de 1969, e é vista como um marco na luta pelos direitos dos homossexuais.

“Nós escolhemos a data para começarmos uma série de eventos voltados para a comunidade LGBTI, porque precisamos conversar sobre todos os assuntos que envolvem estas pessoas”, fala a presidente da Comissão, Renata Queiroz.

Renata informa ainda que a Comissão está firmando parcerias com outras instituições, visando o fortalecimento do combate ao preconceito.

O evento, que teve apresentação de dança do grupo Ariane Tonon, contou com a participação do secretário-geral da OAB/RO, Márcio Nogueira, e dos palestrantes Fábio Viana Oliveira, Igor Veloso Ribeiro, Anne Cleyanne Alves, Jorrana de Oliveira da Silva e Heverton Aguiar.

Confira a galeria de fotos!