Página Inicial / “13 Anos da Lei Maria da Penha: Desafios e Conquistas Políticas e Sociais” será tema de palestra na OAB/RO

Ouça a versão em áudio

O evento ocorrerá no dia 28 de agosto com rodas de conversas

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) promoverá no dia 28 de agosto, às 19h, no auditório da entidade, a palestra “13 Anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006): Desafios e Conquistas Políticas e Sociais”, ministrada pela psicóloga, Fabíola Paulino Ruzzante. O evento é realizado pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) e Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) e conta com apoio da Escola Superior da Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (Caaro).

Na oportunidade, haverá roda de conversas sobre os avanços e desafios da Lei Maria da Penha, que serão discutidos pela presidente da CMA, Karoline Monteiro; pela professora do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e militante e ativista do feminismo negro, Rosangela Aparecida Hilário; pela venezuelana e representante da mulher imigrante, Karlenys Iara; pela coordenadora norte da rede nacional de mulheres travestis e transexuais e homens trans que vivem e convivem com HIV, Karen de Oliveira Diogo; pela representante da mulher indígena, Valdenilda Massaca Karitiana; e pela psicóloga e ativista social, Anne Cleyanne Alves.

No mesmo dia, haverá ainda o lançamento da Ouvidoria da Mulher e apresentação das Meninas do Carimbó.
O presidente da OAB/RO, Elton Assis, destaca a importância em debater os avanços da Lei Maria da Penha. “Rondônia é um dos estados brasileiros que mais ocorrem feminicídios. Por isso, é fundamental que as mulheres conheçam a Lei e saibam quais são os mecanismos de prevenção e de defesa”.

A presidente da CMA, Karoline Monteiro, endossa que a iniciativa terá a discussão sobre os relacionamentos abusivos e demais assuntos referentes ao tema. Ela enfatiza ainda sobre o lançamento da Ouvidoria da Mulher, um canal de comunicação para mulheres advogadas vítimas de violência que precisam de orientação.

A entrada para o evento será de um livro. As inscrições podem ser feitas pela ESA/RO, que fará certificação no total de 3 horas/aula. OAB/RO fica localizada na Rua Paulo Leal, 1300, Nossa Senhora das Graças.